HOME SOBRE RESENHAS ESCRITAS CONTATO PARCERIAS

[Resenha] O Alquimista - Paulo Coelho

Foto: Vitória Abdalla



Lido em: Novembro de 2016

Título: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Gênero: Quest, Romance de Aventura, Literatura Fantástica
Ano: 2015
Páginas: 216


Classificação: 


Sinopse: O alquimista é a mágica história de Santiago, um menino pastor andaluz que anseia por viajar em busca do tesouro mais magnífico do mundo. De sua casa na Espanha ele parte para os mercados do Tânger e através do deserto egípcio para um encontro do destino com o alquimista. A história dos tesouros que Santiago encontra ao longo de sua jornada nos ensina, como poucas histórias fizeram, sobre a sabedoria de escutarmos nossos corações, aprendendo a ler os sinais que aparecem ao longo do caminho de nossas vidas e, acima de tudo, a seguir nossos sonhos.






Resenha:

O Alquimista conta a história de Santiago, um  homem que morava na Espanha e largou tudo o que tinha e virou um pastor de ovelhas para que pudesse viajar pelo mundo.

Tudo ocorria naturalmente até que ele começou a se sentir perturbado com seus sonhos. Sonhava todas as noites a mesma coisa e seus sonhos sempre se interrompiam na mesma parte.

Após conversar com uma cigana que encontrou enquanto andava por aí, resolveu que iria até o Egito para que encontrasse um tesouro que estava sempre presente em seus sonhos.


"- Por isso lhe falei que seu sonho era difícil. As coisas simples são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las. Já que não sou sábia, tenho que conhecer outras artes, como a leitura de mãos."


Durante toda essa trajetória, ele passa por muitas coisas e conhece muitas pessoas. Dentre elas, o amor de sua vida, um Alquimista e um Inglês.

Esse livro me encantou do início ao fim, pois é um livro genial. Cada acontecimento é de suma importância para moldar a personalidade de Santiago no decorrer da trama.

Os personagens são bem construídos e de características bem marcantes. Nota-se claramente o amadurecimento do protagonista durante sua jornada da Espanha ao Egito.

Foto: Vitória Abdalla


Esse livro contém uma narrativa bastante interessante e é como se fosse um diário para a vida, pois nele se encontra muitas frases de esperança, de força e de amor que nos fazem questionar a respeito da nossa vida e a maneira como vivemos ela. É impossível terminar essa leitura sem se identificar com alguma de suas inúmeras frases incríveis e motivacionais.

Um dos valores que levarei desse livro é o fato da importância de seguirmos nossos sonhos e acreditarmos nele, pois eles nos movem e nos fazem viver a vida de maneira singular. Devemos, também, estar sempre atentos ao nosso coração e aos sinais que ele nos mostra.


"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo."

"Onde estiver seu tesouro, ali estará também o seu coração."


As folhas são amarelas e o espaçamento é super adequado, o que faz da leitura mais agradável.

O único ponto que me desanimou foi o fato de tudo ser muito detalhado. Para algumas pessoas, isso é ótimo para a imaginação, porém em muitos momentos eu teria entendido perfeitamente se tivesse ido direto ao ponto.

Lembrando que isso não faz do livro um livro ruim, pois toda a sua genialidade faz isso ser algo banal e indiferente.

Foi o primeiro livro do Paulo Coelho que li e minha primeira impressão foi incrível. Eu amei o livro e sua história.

43 comentários:

  1. Olá
    Eu já conheço a escrita do Paulo Coelho, mas ainda não pude conferir esse título, apesar de estar na lista dos que pretendo ler. Gosto de livros detalhados, especialmente quando as informações repassadas são essenciais no desenvolvimento, por isso espero curtir essa leitura. Achei essa edição linda e não tenho dúvidas de que seja uma obra genial mesmo!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitória,
    Nunca li nada do Paulo, sabe aquele velho preconceito com os livros do autor? rsrsrs acabou me afastando de suas obras.
    Tinha um colega que adoro os livros deles e até quis me emprestar um, mas dispensei na época.
    A trama de O Alquimista me parece bem interessante, mas acho que com certeza esse detalhismo séria bem chato para mim. Até curto, mas alguns autores me irritam com isso.
    Quero um dia dar uma chance ao autor e por ter gostando da sua analise, estou bem inclinada a por ele como prioridade.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Ola. Eu acho que eu sou a única pessoa do universo que não gosta de Paulo Coelho e isso tem muito mais a ver com a pessoa dele e o que ele se intitula ser do que pela escrita. Não sei só não gosto mesmo gostando da sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Nunca tive contato com nenhum livro de Paulo Coelho, mas tenho muita vontade de ler, principalmente, "O alquimista" (essa edição está linda demaaais). Achei sua resenha muito boa, enaltecendo as principais características da obra e deixando o leitor intrigado com a obra hahahaha Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu nunca li nenhum livro do Paulo Coelho porém já ouvi muito falar. O que me chamou atenção no livro foi o fato de ter as paginas amarelas e as frases. Mas sou igual você, gosto que vá direto ao ponto rs. Adorei sua resenha.
    Um beijo e sucesso, Esteticando-se

    ResponderExcluir
  6. Nossa que livro inspirador, já ouvi falar muito bem dele e realmente pelo oque li parece ser daqueles livros ipinotizantes *-* doida para ler! Amei a resenha, parabens pelo post!!!

    Beijos,
    www.blogbelacombatom.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, ja li esse livro ha muito tempo atras. Eh uma hostoria mto bem escrita por Paulo Coelho. Adorei sua resenha, deu vontade de ler novamente. Vc escre mto bem. Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Que incrivel sua resenha! Este nome "o Alquimista" sempre me trouxe uma paz, não sei porque ainda não li, mas lendo sua resenha me fez despertar aquele "preciso ler este livro" ja senti amor a o ler seu post, imagina se ler o livro? haha Parabéns pelo Blog, Lindo demais <3 estou toda amorzinho com ele <3

    - Marta Correa
    coribeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acredita que eu nunca li esse livro? É uma das minhas frustrações literárias haha. Esse livro está na minha lista faz tempo. Eu gosto de livros detalhados, isso não seria um ponto negativo para mim haha espero ler esse livro em breve, ou pelo menos uma obra do Paulo Coelho.
    Beijos!
    http://www.tarsilamartins.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vitória! Eu reli O Alquimista neste ano. Esta edição está muito bonita. Li muitos dos livros iniciais dele, mas depois de Veronika decide morrer e O demônio e a Srta. Prym fiquei um pouco desanimada.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Sabe que eu nunca li nada do Paulo Coelho? Já ouvi muitos elogios e também muitas críticas sobre suas obras e em meio a tantas opiniões nunca encontrei nenhum livro dele que me despertasse interesse. Gostei da premissa desse, parece ser uma trama bastante interessante e com passagens que fazem refletir mas confesso que fiquei com um pé atrás por conta da narrativa detalhada. Não gosto muito quando o autor se demora nas explicações e detalhes pois geralmente deixa a leitura mais arrastada, lenta. Apesar disso vou dar uma chance ao livro, assim finalmente poderei opinar quando falarem sobre Paulo Coelho haha.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Meu primeiro e ultimo contato com Paulo Coelho foi na adolescencia e acho que não estava preparada, acabei ficando com uma má impressao do autor, mas já faz um tempo que quero ler o autor novamente, agora que estou mais velha e com uma nova visão. O Alquimista é um clássico do Paulo Coelho acho que vou começar por ele

    ResponderExcluir
  13. Ola Vitória li esse livro já faz muito tempo, com ele me encantei com a escrita de Paulo Coelho, muito bem escrito através dele li muitos outros livros do autor. Essa nova edição está com uma capa linda e pretendo ter em minha estante. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, Vitória. Independente do gênero do livro, Paulo Coelho sabe deixar uma boa mensagem para nós leitores.
    Essa edição do livro está maravilhosa e eu fiquei com muita vontade de ler, mas o que me deixou um pouco desanimada foi você citar o excesso de detalhes que contém no livro, não gosto de quando o livro tem uma narrativa muito detalhada. Mas mesmo assim daria uma chance ao livro.

    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Tenho bastante vontade de ler essa obra e adorei a mensagem que ela traz. É mesmo importante seguirmos nossos sonhos e acreditarmos. Parece ser uma história bem original e assim que tiver oportunidade, quero ler!

    http://www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!! :)

    Eu não fazia ideia da existência deste livro! :) Mas ainda bem que gostaste assim tanto dele!! E sempre maravilhoso quando isso acontece! :)

    Ah! Eu não sei se lerei, mas de qualquer das formas e uma pena também para mim que esteja assim tao detalhado.. Concordo que muitas vezes ir direto ao ponto e mesmo o melhor! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas nunca tive oportunidade de ler. Não conhecia a capa e logo de cara já me apaixonei.
    Adorei a história, que parece ser bem interessante. Não é à toa que Paulo Coelho é um grande escritor nacional!
    Beijos.

    Taísa

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Eu já li esse livro, mas em uma versão antiga, e gostei bastante da história. Algo bem reflexivo, e que me fez mudar alguns conceitos. Um ótimo livro que fiquei com vontade de ler novamente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, a premissa é encantadora e eu tenho certeza de que vou gostar da leitura. Eu não sabia que era tão detalhado assim, também gosto quando não enrola tanto, prefiro quando vai direto ao ponto mas em algumas obras eu acho que isso dá uma beleza à mais e acho que com essa é assim. Eu achei essa nova capa muito bonita.

    ResponderExcluir
  20. Olá amore,
    Há em mim um conflito a respeito do autor Paulo Coelho... Não me recordo de ter lido essa obra... mas já ouvi falar muito sobre a mesma.
    No entanto, o lado positivo que tenho do autor... é o fato de ele trazer mensagens maravilhosas em seus livros... isso me instiga por demais.
    Que bom tenha gostado da narrativa, e meus parabéns pelas fotos!!!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá Vitória,
    Ganhei esse livro do meu tio, mas ainda não o peguei para ler. Adorei conhecer suas impressões e saber que o livro te encantou. Também achei muito legal saber que a obra te deu uma lição de nunca desistir dos seus sonhos. Imagino como o autor trabalha essa questão na trama e qual impressão terei ao ler.
    Sua resenha está incrível, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Já li ótimas resenhas e ótimos comentários sobre este livro, mas confesso que ainda não me senti com aquela vontade de ler, acho que ainda não é o momento, mas gostei da sua resenha e parecer e irei anotar a dica mais uma vez em minha lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu já estava louca pra ler esse livro, depois da sua resenha então...
    Adorei o post.
    Continue assim ;)
    Xoxo❤

    Blog Vivian Riguetti

    ResponderExcluir
  24. Santiago, Espanha, Viajar o mundo! Me ganhou nessas Palavras, o cenário deve ser maravilhoso! e Sim eu amo os detalhes que você falou que as vezes podem ser exagerados! Pra mim é como ver exatamente pelos olhos do Autor. Eu não tenho uma gama de leituras tão grande, e faz tempo que não leio nada que seja tão descritivo. Leria com certeza. Beijos.
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Ainda não tive nenhum contato com a escrita do Paulo, mas sempre vejo muitos elogios.
    A premissa é bem interessante e é muito bom saber que o protagonista vai amadurecendo no decorrer da trama e isso é fruto do aparecimento de outros personagens e algumas situações também.
    Gosto de saber que os personagens são bem construídos e também não acho que esse detalhamento seja um ponto ruim, as vezes pode ter ficado um pouco cansativo para você mas para outra pessoa não o seja.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá =) Muito inspirador encontrar frase de esperança em um livro. Eu acho importante algumas coisas em uma história ser bem detalhada, porém é ruim quando exagera. Paulo Coelho é um escritor famoso, porém ainda não li nenhum livro dele apenas frases. Gostei de conhecer essa obra através da sua resenha, além de me apresenta-lá me deixou interessada. Dica anotada! Beijos'

    ResponderExcluir
  27. Vitoria, tudo bem?

    Paulo Coelho é aquele tipo de escritor polêmico. Acho que de tanto que é lido, o povo acaba esnobando e por conta disso deixa passar histórias fantásticas.

    Ele tem uma escrita bem peculiar, há quem diga que escreve a mesma coisa em todos os livros. Não concordo. O Alquimista também foi o primeiro que li dele, adoro. Mas meu preferido é Na margem do rio piedra eu sentei e chorei. É uma história que emociona, que nos faz renovar a fé nas pessoas, no amor.

    Beijo


    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  28. Olá, Vitória

    Acredita que nunca li nada do Paulo Coelho? Tenho que ler uma pelo menos para conhecer, afinal, é um dos escritores brasileiros de maior prestígio.
    Gostei de saber dessas mensagens de esperança, é muito bom ler coisas assim, é como se houvesse luz no fim do túnel, né?
    Provavelmente esse será o meu escolhido do autor. Mas ainda vai demorar um pouquinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Li O Alquimista na adolescência, foi meu primeiro livro do Paulo coelho. Para mim, um dos melhores dele, ainda mais pelas reflexões que trás. O seu segundo quote é o meu preferido. Esta edição parece está muito bonito e pretendo comprar um para mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem? Li esse livro há quase quinze anos atrás quando o encontrei na estante do meu pai e até hoje lembro de cada detalhe da história e até mesmo p início Era um Rapaz chamado Santiago.... Rsrs.... Claro que a edição não era tão linda como essa agora mas é uma gostei que ba época fazia eu entrar dentro dela e mergulhar porque foi bem na época em que eu comecei a acreditar em magia, alquimia, bruxas. Hoje já não sei se a história teria p mesmo efeito sobre mim nas foi nostálgico ver uma resenha desse livro por aqui.
    Recomendo que leia também O Diário de um Mago e Brida! São dois outros livros excelentes do Paulo Coelho.
    Pena que os últimos livros dele não sejam tão bons quanto os primeiros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Acredita que eu nunca gostei muito de Paulo Coelho? Mas já ouvi falar muito desse livro, e lendo sua resenha, até que achei interessante.


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  32. Oii, essa edição do O Alquimista está lindíssima. Conheço o livro somente pelo título, e saber um pouco da história foi bacana. Parece ser uma história bem tranquila de se ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  33. Oie
    já li um livro do paulo coelho e gostei, porém, não tenho vontade de ler esse outro, tem uns que quero super ler dele e outros que quero passar longe haha mesmo assim boa dica pra quem curte e bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oiii!!

    Se não me engano esse é um dos livros mais vendidos no mundo. Nunca li nada do Paulo, mas tenho certeza que é uma obra encantadora. Gosto disso.
    Sua resenha está linda!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Verdade, se não me engano é isso mesmo. E com razão, pois o livro é um ótimo aprendizado!
      Obrigada, linda!
      Bjs <3

      Excluir
  35. Oi Vitória, sua linda, tudo bem?
    Eu li esse livro e Brida na escola, lembro que na época todos queriam ler, Paulo Coelho sempre fez muito sucesso. Mas confesso que não consegui me envolver com a narrativa do autor, embora as mensagens sejam bonitas. Que bom que você conseguiu. Para os fãs do autor, é uma ótima dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oie
    Tudo Bem?
    Eu tenho esse livro ganhei da minha mãe e nunca li vou colocar na meta de 2017 adorei sua resenha muito bacana saber que você gostou uma historia carregada de aventura é sempre bem vinda, amo livros contados em forma de diário.
    Obg pela resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Eu nunca li Paulo Coelho, nunca me interessei de fato por suas obras.
    Apesar disso eu comprei em uma sebo As Valkírias, que é um livro do autor. Pretendo ler em breve, mais para conhecer a escrita dele.
    O Alquimista é um dos maiores sucessos dele, mas eu não me interessei pelo plot do livro. Eu já ouvi muitos elogios da obra e a sua resenha positiva é mais um elogio que me faz pensar em ler esse livro algum dia.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  38. Olá, tudo bem? Paulo Coelho é um clássico hoje em dia. Confesso que ainda não li nenhum livro dele, mas sempre que me perguntam eu quero ler primeiramente O Alquimista. Algo nessa história sempre me chama atenção. Adorei a resenha e isso me instigou mais!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Oi, tudo bem?
    Esse foi o primeiro livro que li do autor, e um dos primeiros que li na vida também. Ele tem um significado muito grande para mim, lembro que na época a história mexeu muito comigo, fico feliz em ver que você gostou, pena que a obra é tão detalhada né.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  40. Sou completamente apaixonada por suas resenhas, são tão completas e nos faz querer correr para a livraria para comprar. Sou relutante com esse autor, tenho um livro dele em casa e não consegui ler ainda. Já vou coloca-lo na minha lista para 2017! Obrigado pela indicação.

    ResponderExcluir
  41. Ainda não conhecia esse livro,amei a resenha ,ele parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
  42. Ouvi muito falar deste livro mas não conhecia,mas parece que quando li sua resenha,foi como se eu já tivesse lido o livro ou algo parecido.Vou procurar o livro e ver se realmente já conheço!Obrigada.

    ResponderExcluir

© Escritora por um acaso / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design / Ilustrações por: Kézia Martins
Tecnologia do Blogger.