HOME SOBRE RESENHAS ESCRITAS CONTATO PARCERIAS

Foco e determinação

Apenas um estudante que está passando pela fase de ter que escolher uma profissão e ter que encarar o tão temido - com razão - vestibular, sabe como é sentir que nada vai dar certo.
Já não basta a tarefa árdua de encontrar alguma profissão que a) seja compatível aos interesses b) faça sentir-se bem e c) proporcione uma boa vida, ainda é preciso unificar tudo aquilo que se foi aprendido ao longo da vida e colocar em ação em um único dia, em forma de inúmeras questões.
Como se não fosse nada de mais, ainda é preciso encarar aos mais próximos quando não se escolhe as profissões que estão no topo da vida ganha (medicina, engenharia e direito).
E ainda há aqueles estudantes que precisam conciliar o terceiro ano do ensino médio que nada mais nada menos é do que milhares de trabalhos e tarefas.
Há também aquele que já passou por essa etapa, porém possui um emprego e mil responsabilidades a dar conta.

As grandes questões a serem discutidas são: Como dar conta do vestibular (que não é nada fácil) quando se tem inúmeras responsabilidades e tarefas? Como concorrer com estudantes que possuem condições financeiras de pagar cursinhos e comprar materiais de apoio? Como não enlouquecer? Como extrair o máximo de informações consistentes de materiais básicos e gratuitos da internet sem saber se aquilo realmente vai ser útil? Como chegar a tão esperada aprovação na universidade dos sonhos quando a maior vontade é jogar tudo para o alto e desistir?

O que quero apresentar com esta postagem não se refere a dizer que os que possuem condições de melhorar seus estudos não merecem uma vaga. Merecem sim. Porém, o que estou abordando é o (meu) lado daqueles que não têm esse privilégio e se sentem completamente perdidos. 

Sei que parece quase impossível conseguir a tal aprovação quando não se possui nada que ajude, porém posso afirmar que tudo é possível quando se tem foco e determinação.
Estou aqui para compartilhar tudo o que acho e sinto em relação ao fato de ser tão difícil manter o foco quando apenas você no meio de tanta gente quer se esforçar para isso. O que estou citando é o fato de que é muito difícil, quando se estuda sozinho em casa, não atender a tentação de ter uma televisão, computador ou celular logo ao lado esperando para serem utilizados. 


Antes de começar a detalhar essa tarefa tão complicada e que tem funcionado comigo, irei contar desde quando tudo começou.

Junto com os trocentos milhões de trabalhos, exercícios e tarefas do terceirão, não consegui encontrar um lugar para encaixar o vestibular. Assim feito, eis o que eu já imaginava. Aprovações em universidades/cursos longes e fora de cogitação. 
Pensei que no ano seguinte - 2016 - iria me dedicar totalmente aos estudos para que pudesse obter a tão sonhada aprovação em Arquitetura e Urbanismo numa universidade federal. Agora, porém, sozinha e sem professores. 
Sentei-me de frente para o computador e pensei em pesquisar - muito - sobre sites e ferramentas que poderiam me ajudar a conquistar esse tão distante sonho. Passei um final de semana inteiro apenas pesquisando e planejando meus estudos. 

Dia 15 de fevereiro iniciei-os com base em informações que encontrei no mundo virtual e, acreditem, os estudos duraram exatas 24  horas. Dali em diante, não tive ânimo para encontrar mais nada. Fraca? Talvez! Desacreditada? Muito!

Até algumas semanas, estava na mesma, fazendo coisas que eu gostava como: dedicar-me ao blog, dançar, ler, assistir séries e filmes. Tive uma grande reflexão de que isso não me levaria a lugar algum e resolvi mudar drasticamente essa situação. Antes disso, tive uma pequena crise existencial, me questionando sobre o por quê das coisas serem tão difíceis para mim e eu ter que me virar sozinha sem o apoio de absolutamente nada.

Percebi que estava fazendo tudo errado e que estava fazendo muito pouco por algo que quero tanto. 
Notei que eu necessito realizar meus sonhos e que eles não se realizarão sozinhos.

Você deve estar se perguntando por que estou escrevendo tudo isso (se é que você leu até aqui) e por que estou publicando. O que quero com esse post é compartilhar tudo o que sei sobre o vestibular e tudo o que abrange. Sou professora, mas não sou especialista no assunto. Apenas irei mostrar tudo o que encontrei para caso você esteja perdido assim como eu.

Logo abaixo, você poderá conferir todas as informações que considerei úteis e que estou utilizando nos meus estudos.
Espero que ajude a se encontrar e que consiga conquistar seus sonhos e objetivos.

Antes de deixar links úteis, preciso que entenda que o primeiro passo para se conseguir estudar é arrumar um cantinho ou um ambiente na sua casa que seja calmo e longe de todo o fluxo de pessoas. Nele, você pode decorar com coisas que te incentivem a continuar estudando. Confira imagens do cantinho que arrumei para mim.









Se você quiser estudar para o ENEM e vestibulares no geral, seguem alguns links que podem ser úteis.



Espero ter ajudado vocês!
Se vocês gostaram desse tipo de post, deixem um comentário e, quem sabe, eu faça mais nesse estilo dando ainda mais dicas.
Beijos!



2 comentários:

  1. Adorei o post! Quando prestei vestibular em 2015 eu tinha muito medo de me dedicar o ano inteiro e não conseguir uma vaga. Diversas vezes senti preguiça, desmotivação e queria jogar tudo para o alto e ignorar toda aquela trajetória. Tive o privilégio de estudar em um colégio que ofereceu muito suporte e base para que eu conquistasse uma vaga, estudar sozinha e em casa é realmente uma tarefa difícil pois precisa de muito foco e dedicação, mas nada que não possa ser superado! Acho importante organizar uma rotina para os estudos porque dessa forma ele não se torna cansativo e massante. Ps.: Adorei o seu cantinho! haha
    Beijo grande,
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário incrível! Agradeço muito!
      Irei visitar o seu cantinho também lindona.
      Bjs!

      Excluir

© Escritora por um acaso / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design / Ilustrações por: Kézia Martins
Tecnologia do Blogger.