HOME SOBRE RESENHAS ESCRITAS CONTATO PARCERIAS

[Resenha] Claros Sinais de Loucura - Karen Harrington

Claros Sinais de Loucura
Lido em: Dezembro de 2015
Título: Claros Sinais de Loucura
Autor: Karen Harrington
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira
Ano: 2014
Páginas: 256
Classificação: 
Sinopse: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.
Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.
Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.



Resenha: 

Sarah é uma menina de 12 anos que mora com o pai alcoólatra numa cidadezinha do Texas. Procura em si sinais do gene da mãe, ou seja,  sinais de loucura. Sua mãe, Jane Nelson, é louca. Tentou matar Sarah e o irmão gêmeo, Simon, afogados quando tinham apenas 2 anos de idade. Sarah sobreviveu, Simon morreu.

Ela não sabe muita coisa da mãe, nem do irmão e nem do que aconteceu direito, só sabe o que ouviu os parentes cochichando pelos cantos ou pelos noticiários, que mesmo após 10 anos é sempre lembrado ou é feito alguma referência quando surge casos parecidos. Apesar de muito madura e esperta, Sarah é muito 'reclusa' ao pai, não tem coragem de tirar suas dúvidas em relação a mãe, porque sabe que vai usar as "palavras problemas". O pai, que é professor, quando está em casa passa mais tempo embebedado do que cuidando da filha pré-adolescente. Com toda essa solidão, Sarah compartilha seus segredos e sentimentos íntimos com seu diário e com Planta, que é uma planta que sempre o acompanhou nas suas diversas mudanças de cidade.

Claros Sinais de Loucura fala de muito de palavras. Existem palavras problemas, palavras favoritas e etc. Sarah evita usar palavras problemas até mesmo escrever, ela sabe o que acontece quando usa palavras problemas para falar com o pai. 

Um ponto interessante do livro é a madureza de Sarah, apesar de sua vida conturbada, ela consegue ter carisma e humor, se manter firme e buscar soluções para os seus problemas, mesmo frustada com tudo, no fundo ela sabe que o pai faz de tudo para mantê-la segura. 
No decorrer do livro, notei que Sarah se desenvolveu e amadureceu ainda mais. No início do livro, uma menina madura mas reclusa e que lhe faltava coragem. Já no final, uma menina corajosa, que sabia o que quer e não tinha mais medo de falar o que pensava.

Apesar do drama familiar de Sarah, o livro não é melancólico ou dramático, é lúdico e divertido. A narrativa é em primeira pessoa, o que deixa o livro com um toque especial, que nos faz se envolver mais com a personagem e sua história. Confesso que demorei bastante para terminar a leitura do livro, em algumas partes a leitura foi meio arrastada, mas teve horas que não queria largar! Indico o livro, é uma leitura bem  leve e cativante. 


4 comentários:

  1. Adorei o título do livro, apesar de falarem para não julgar um livro pela capa" eu julgo sempre haha A história parece bem interessante

    Beijooos adorei a resenha
    le-duo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre julgo pela capa e título hahah, mas pode ler sem medo!
      Obrigada! Beijos :)

      Excluir
  2. Oi, a premissa desse livro é incrível, sempre vejo resenhas positivas sobre o livro o que só me da mais vontade de começar a ler esse livro! Acho que vou gostar da leitura, ótima resenha.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler, tenho certeza que você vai adorar!
      Obrigada, bjs!

      Excluir

© Escritora por um acaso / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design / Ilustrações por: Kézia Martins
Tecnologia do Blogger.