HOME SOBRE RESENHAS ESCRITAS CONTATO PARCERIAS

[Resenha] O menino do pijama listrado


Lido em: Setembro de 2015
Título: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Cia. Das Letras
Gênero: Drama
Ano: 2006
Páginas: 186

Classificação: 


Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Resenha



Este é um livro extremamente forte e ainda mais triste. Como poderia um menino de nove anos imaginar a crueldade de uma guerra sem algum motivo aparente? Quem eram aquelas pessoas que usavam um pijama o dia todo, todos os dias?

Bruno queria ser explorador. Morava em uma casa enorme em Berlim, na Alemanha, tinha amigos, mas por causa do trabalho de seu pai, teve que ir para uma casa distante de tudo e de todos, e não tinha nada para fazer lá. Um dia ele resolve explorar sua nova casa e se depara com uma cerca, e atrás dela, um menino. 

"Cedo ou tarde chegará com Bruno a uma cerca. Cercas assim existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas"

Bruno e o menino, com nome de Shmuel e mesma data de nascimento de Bruno, viram amigos. Esta amizade cresce, mas sempre com um de cada lado da cerca. Um dia o pai de Shmuel some e Bruno (com seu espírito e explorador e com a intenção de ajudar seu amigo) resolve atravessar para o lado de Shmuel. 


(Foto: Tumblr)


Os dois meninos andam pelo campo de concentração à procura de alguma pista que pudesse os levar até o pai de Shmuel, mas no meio da investigação, vários homens são obrigados a marchar até uma sala. Nunca mais acharam nada sobre Bruno, ou sobre Shmuel, ou sobre qualquer outro homem que estava lá.  

Não darei pistas sobre o final porque ele  precisa ser surpreendente. Isso também é um pedido do autor. 

"Nesse caso, acreditamos que alguma dica sobre o livro poderia prejudicar sua leitura, e talvez seja melhor realizá-la sem que você saiba de nada sobre o possível final da trama".

Eu recomendo, com certeza. É um livro incrível, mesmo.

E você? Já leu? Se sim, deixe um comentário nos dizendo o que achou!


2 comentários:

  1. Adorei, quero muito ler esse livro

    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Leia sim, pois não vai se arrepender. Beijinhos!

      Excluir

© Escritora por um acaso / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design / Ilustrações por: Kézia Martins
Tecnologia do Blogger.