HOME SOBRE RESENHAS ESCRITAS CONTATO PARCERIAS

[Resenha] Eu Estive Aqui - Gayle Forman

Eu Estive AquiLido em: Julho de 2015
Título: Eu Estive Aqui
Autor: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Gênero: Literatura Estrangeira / Drama
Ano: 2015
Páginas: 240
Classificação:
*Livro cedido pela editora para resenha
Sinopse: Eu Estive Aqui - Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.




Gayle Forman definitivamente sabe como prender o leitor do início ao fim. Foi isso que aconteceu na minha leitura de Eu Estive Aqui, que é um livro que intercala drama, romance e comédia da melhor forma.

Eu Estive Aqui trata de um assunto forte: suicídio. O livro inicia com o e-mail programado por Meg para ser enviado para Cody e seus pais algum tempo depois de sua morte. Ao ler o e-mail de despedida enviado por Meg, Cody simplesmente não acredita no que lê. Como pôde sua melhor amiga ter se suicidado? Por que Meg nunca disse que tinha algo lhe incomodando? Como ela não percebeu nenhum sinal que isso poderia acontecer?  

Inconformada com a morte de Meg, Cody resolve investigar mais a fundo o motivo que levou sua melhor amiga a  não querer mais viver. A medida que vai investigando sobre a vida que Meg levava em Tacoma, onde fazia faculdade, Cody descobre coisas relacionadas a morte de Meg que te surpreende bastante. 

Meg era a melhor amiga de Cody e elas eram unha e carne. Cody não tinha uma família tradicional, morava apenas com a mãe que nunca lhe deu a atenção devida, diferente de Meg que antes de ir para faculdade morava com pais amorosos e seu irmão. A família de Meg era como se fosse a família de Cody.

"Meg era minha melhor amiga e eu achei que nós fôssemos tudo uma para outra. Achei que contássemos tudo uma para a outra.  Mas, no fim das contas, eu não a conhecia nem um pouco. Não sabia nada da vida dela aqui. Não sabia das aulas dela. Dos seus colegas de república. Não sabia que ela havia adotado dois gatinhos doentes e cuidado deles até ficarem bons...Supostamente eu era a melhor amiga dela, e não sabia nada disso, porque ela não me contou. Ela não me contou que achava a vida um sofrimento insuportável. Eu não fazia a menor ideia."

Eu Estive Aqui é um livro muito intenso, com sentimentos e personagens intensos, que me fez perder o fôlego em alguns momentos. A narrativa do livro é bem simples, mas conseguiu me prender do início a fim. É narrado em primeira pessoa, pela personagem Cody. 

Gayle Forman abordou um tema tão forte, e muitas vezes polêmico de uma maneira incrível. O livro é bem tocante, ainda mais por ser inspirado em uma história real. Apesar de não ter um final surpreendente, o que me surpreendeu foi o impacto que a trama teve sobre mim. Super recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Escritora por um acaso / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design / Ilustrações por: Kézia Martins
Tecnologia do Blogger.