HOME SOBRE RESENHAS ESCRITAS CONTATO PARCERIAS

[Resenha] Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Eleanor & ParkLido em: Novembro de 2014
Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Gênero: Romance/ Juvenil
Ano: 2014
Páginas: 328
Classificação:
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Resenha 

Eleanor é uma jovem bem peculiar, ela é ruiva, com cabelo rebelde, acima do peso e usa roupas largas e bem esquisitas, sem falar dos seus acessórios bem diferentes. Vive numa problemática família e numa difícil situação, financeira e mental. Todas essas peculiaridades atraem olhares com estranheza, o que ela odeia. Aliás, quem não odiaria não é mesmo?  

Eleanor acaba de entrar na escola nova, além de tudo que está acontecendo na sua casa, ainda tem que encarar a escola nova. E essa tortura já começa no ônibus escolar, quando ela entra no primeiro dia de aula no ônibus, todos a rejeitam como companheira de assento, demonstrando isso com o olhar e com palavras humilhantes. Park, um descendente de coreano, de cabelos escuros e que curti quadrinhos e música, não é popular, mas consegue não ser incomodado e  quando vê a estranha menina que entra no ônibus, por mais repulso que estivesse cedeu o lugar do seu lado para ela sentar, pensou que não haveria nada de muito ruim ter uma menina estranha ao lado do assento do ônibus nas idas para escola, desde que eles não se falassem. 

Apesar da resistência no início, o inevitável acontece: Eleanor e Park começam a conversar e a compartilhar seus gostos com quadrinhos e música. E não demora muito para Park começar a dividir sua leitura dos quadrinhos com Eleanor no ônibus, emprestar para levar para casa e compartilhar seu gosto musical no walkman(sim walkman, a história se passa 1986). A partir disso, não demorou nada para vim a paixão de ambas as partes. E mesmo com a zoação do pessoal do ônibus e da escola eles começam a namorar.

Apesar da fofa história de amor de Eleanor e Park e de toda superação contra o bullying, há um aspecto muito inquietante do livro, que é a vida de Eleanor em casa. Ela têm três irmãos e vive numa casa onde nem no banheiro têm privacidade, com situações precárias, todos são submissos ao padastro de Eleanor,por medo, que é violento. 

Um lar conturbado, que dá uma aflição só de imaginar que existe situações bem parecidas com essa na vida real, que com certeza existem crianças e adolescentes por aí que vive numa situação terrível como essa. 

Isso torna um obstáculo no romance do casal, Eleanor esconde esse romance da família por medo do que possa acontecer, e Park sem saber muito bem o que acontece na casa de Eleanor se sente mal.

A narrativa é bem simples e leve, e é narrada do ponto de vista de ambos, de Eleanor e Park, os capítulos são curtos e a leitura fluí bem. É uma ótima leitura que eu me prendi logo de início. É um livro que te faz suspirar, que te faz torcer para que tudo ocorra bem, que desmancha coração.

Super indico! É uma leitura maravilhosa! Espero que tenham gostado da resenha!

Beijão! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Escritora por um acaso / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design / Ilustrações por: Kézia Martins
Tecnologia do Blogger.