HOME SOBRE RESENHAS ESCRITAS CONTATO PARCERIAS

Livros do Ano

Olá pessoal.
O ano de 2015 está chegando com tudo e eu já estou pensando em quais livros, séries e filmes gostaria de ler/assistir. Mas, é claro, no post de hoje irei compartilhar com vocês quais livros eu pretendo ler no primeiro semestre de 2015.
Fico louca quando vou em livrarias e/ou visito livraria online. Quero comprar tudo de uma vez só. E é por esse motivo que tenho ainda muitos livros que não tive a oportunidade de ler. Mas, se você gostaria de ler algum livro que ainda não tenha e não possa comprar, vale a pena ler online, ir à bibliotecas municipais ou, até mesmo, pedir para um amigo. Vale tudo para garantir uma boa leitura.


1- Eleanor & Park

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Comentário: Esse livro comecei a ler em 2014, porém não tive tempo para terminar. Espero terminá-lo ainda esse mês.




2- Eu me chamo Antônio

Sinopse: Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada.

Comentário: A ideia deste livro é fascinante. E, pretendo usá-lo como incentivo para as atividades que virei a realizar.





3- O Mundo de Sofia


Sinopse: Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. 
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países onde foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" "lição", o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

Comentário: Também comecei em 2014, porém por ser um livro que necessite o uso da imaginação e pensamento, gosto de lê-lo em um tempo mais demorado, para que eu possa absorver bem a essência. Não sei se conseguirei terminar no primeiro semestre, mas pretendo finalizar esse ano.





4- Azul da cor do mar

Sinopse: ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível.
Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida.Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo.Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego.Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão. 

Comentário: Comecei em 2014 e, ao contrário da minha mãe que leu em um piscar de olhos, não consegui me prender a história. Mas, não quero deixar um livro por ler e pretendo terminar.



5- A garota que eu quero


Sinopse: O Rube nunca amou nenhuma delas. Nunca se importou com elas. Nem é preciso dizer que Rube e eu não somos muito parecidos em matéria de mulher. Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos, e o mais quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol, nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-la e tratá-la bem, e gosta especialmente da mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele? Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo. 

Comentário: Confesso que a capa me chamou muita atenção e não vejo a hora de começar a leitura.





6- A menina que colecionava borboletas

Sinopse: Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí. 

Comentário: Ganhei esse livro de Natal e tenho uma certa curiosidade em ler algum livro da Bruna Vieira. 









7- Anna e o beijo Francês

Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer? 

Comentário: Sou apaixonada pela França e isso me incentivou a comprar este livro. Porém, não havia lido ainda. Será que agora vai?










8- BOX Diário de um Banana

Sinopse: A história de Gregory Heffley é igual a de muita gente. O garoto não é herói, não é popular, está no ensino fundamental e tem vontade de deixar a sua marca no mundo.
Contada por Jeff Kinney, essa história mistura romance e quadrinhos. Desenvolvedor de games, ele passou a rabiscar o personagem comum pensando nas crianças e, quando se deparou, a saga Diário de um Banana já estava pronta.

Comentário: Confesso que esse é o que eu estou mais interessada. Ouvi e vi comentários muito positivos a respeito e não vejo a hora de começar a leitura.











9- Precisamos falar sobre Kevin

Sinopse: Aos 15 anos, o personagem Kevin mata 11 pessoas, entre colegas no colégio e familiares. Enquanto ele cumpre pena, a mãe Eva amarga a monstruosidade do filho. Entre culpa e solidão, ela apenas sobrevive. A vida normal se esvai no escândalo, no pagamento dos advogados, nos olhares sociais tortos.
Transposto o primeiro estágio da perplexidade, um ano e oito meses depois, ela dá início a uma correspondência com o marido, único interlocutor capaz de entender a tragédia, apesar de ausente. Cada carta é uma ode e uma desconstrução do amor. Não sobra uma só emoção inaudita no relato da mulher de ascendência armênia, até então uma bem-sucedida autora de guias de viagem.

Comentário: Eu estava de olho nesse livro desde a Bienal do Livro que ocorreu aqui no Rio de Janeiro e só agora tive a oportunidade de comprar. Estou muito animada com a leitura.







10- Princesa Adormecida

Sinopse: Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. 
Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida.Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única.Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...

Comentário: Eu sou apaixonada pelos livros da Paula Pimenta. Então, resolvi comprar este e estou ansiosa para começar a ler.


Espero que tenham gostado e se inspirem para montar a lista de vocês.


8 comentários:

  1. Ooi, gostei das suas escolhas! Uma amiga minha já leu Eleanor & Park e achou a história super fofa. Eu já li Eu Me Chamo Antônio e super recomendo, os trocadilhos são ótimos. Tenho vontade de ler A Menina que Colecionava Borboletas, mas ainda não tive a oportunidade. Li o primeiro volume de Diário de Um Banana e lembro que achei engraçado e divertido, já faz um tempo.
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber suas experiências com alguns dos livros que selecionei. Obrigada pelo comentário! Amei o seu blog e já estou seguindo. Beijos! 😘

      Excluir
  2. aaaai, todos esses livros *-* <3 amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parecem ser incríveis!!!! Estou bem animada. Obrigada pelo comentário. Bjs

      Excluir
  3. Oi, Vitória!
    Todos livros ótimos!
    Acho que você vai amá-los.
    Boa leitura e depois conta o que achou.
    Já vou ficar seguindo para poder acompanhar as novidades.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana!
      Fico animada ao saber que foram boas escolhas.
      Estou muito feliz com o seu comentário. Muito obrigada!
      Dei uma passadinha no seu cantinho (se me permite chamar assim) e estou maravilhada. Irei seguir já e sempre darei uma passadinha. Parabéns! Bjs

      Excluir
  4. Oi te indiquei numa TAG, espero que goste e responda o desafio.

    http://talvezumnerd.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  5. Muito boas sugestões. Pretendo comprar todos, só me falta dindin. Hehehe :)

    ResponderExcluir

© Escritora por um acaso / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design / Ilustrações por: Kézia Martins
Tecnologia do Blogger.