HOME SOBRE RESENHAS ESCRITAS CONTATO PARCERIAS

[Resenha] Quem é você, Alasca? - John Green


Lido em: Julho de 2014
Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Gênero: New Adult
Ano: 2010
Páginas: 229 
Classificação: 
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez". 

Resenha
Miles Halter é um jovem que mora na Flórida e é apaixonado por últimas palavras e usa as últimas palavras do poeta François Rabelais para seguir como inspiração, que foram: "Saio em busca de um Grande Talvez. é por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez." E é isso que Miles Halter vai à procura, ele vai à procura do Grande Talvez . Cansado de sua vida sem graça e sem amigos, na casa dos pais, na Flórida, Miles vai para o colégio interno Culver Creek no Alabama.

Em Culver Creek foi onde Miles conheceu o seu colega de quarto Chip Martin, mais conhecido como Coronel, e que logo apelida Miles, de "Gordo", uma ironia relacionado ao seu físico magricela. Também conheceu a "inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual" e cheia de mistério Alasca Young, e que de cara se apaixona.

Gordo é logo apresentado aos amigos de Coronel e Alasca, daí ele passa a conhecer um mundo que ele desconhecia, um mundo agora onde ele tem amigos, bebe, fuma, beija garotas...

"Quem é você, Alasca?" é narrado em primeira pessoa. Começa bem parado, o que de início me fez pensar em um livro cansativo e sem desenvolvimento do enredo, mas ao decorrer das páginas começou todas as aventuras e mudou o rumo de "cansativo" para grandes emoções.

O livro é dividido em duas partes, o "antes" e o "depois", o que confesso que me deixou bastante curiosa para saber ao que se referia, e em todas as páginas vêm com a contagem regressiva. Por exemplo, na primeira página já começa com "cento e trinta e seis dias antes".

É um livro que há muita reflexão e questionamento e que pude perceber uma mudança aparente do personagem principal, Gordo.

"Quem é você, Alasca?" é um livro muito bonito, cheio de metáforas, mas não recebeu classificação máxima porque apesar de todo seu encanto, achei que faltou algo a mais, o ponto forte do livro, na minha opinião, foi a parte final, onde ouve a "lição", reflexão e os questionamentos de todos os acontecimentos. Mas nem por isso que deixo de indicar o livro. Indico o livro pra todos que estão à procura de um "Grande Talvez" ou também serve a todos que estão a procura de uma boa reflexão sobre a vida.

2 comentários:

  1. Eu tenho o livro, mas nunca li. Ainda não me chamou atenção o suficiente para eu começar a ler. Agora comecei O menino do pijama listrado, mas assim que acabar vou ver se estou afim de começar.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, seu ponto de vista em relação ao livro, foi exatamente igual ao meu...
    http://lecry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Escritora por um acaso / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design / Ilustrações por: Kézia Martins
Tecnologia do Blogger.